quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Problema ford fiesta 1.6, ventoinha não desliga.

bem galera, essa semana um fiesta me deixou louco, o carro chegou aqui alegando que estava esquentando muito, então foi constatada que a ventoinha havia sido queimada, e então a solução foi trocá-la, mais não acabou por ai, depois que trocamos a ventoinha ela pirou, assim que ligávamos a chave a ventoinha acionava e não parava, daí partimos para a parte de testar o sensor de temperatura e a válvula termostática eletrônica, e as duas estavam ok, chequei a fiação, e também não era, testei os relês e estavam bons, testei o chicote até a ventoinha e estava ok, acho que nem preciso mencionar que carros da Ford como o KA e o fiesta não tem cebolão, existem outros mais meu foco é o fiesta, bem estava tudo ok, tudo funcionando perfeitamente, então só me restava a central, mas como a central estava na garantia de outro mecânico de uma cidade vizinha, eu não mexi nela, mandei direto paras ele, o qual não quis dar detalhes sobre a mesma, e apenas mandou uma central nova no lugar dizendo que a outra estava com "problemas", assim que chegou eu a coloquei no carro e ela funcionou perfeitamente, problema resolvido, a ventoinha ficou ótima.

36 comentários:

  1. Amigo boa noite, estou com o mesmo problema e a Ford nao resolove porque o carro perdeu a garantia por 10 dias, gostaria de saber ao certo o que é a cantral que voce trocou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, a central que eu troquei era a ecu do motor, pois é ela que controla a ventoinha, mas cheque também o termostato do ar condicionado, costuma dar curto nos fios e ligar a ventoinha.

      Excluir
  2. Da para consertar a central, si for ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da pra consertar sim amigo, bem fácil, basta trocar o driver da ventoinha.

      Excluir
  3. AMIGO, tenho um ka 1,6 sport tava viajando a 120km e quebrou parte da valvula term. E vasou a agua, 1) pq o carro nao parou encima da pista, andei uns 1 metros ou mais ate eu parar?? 2) segundo o mecanico que me socorreu disse que tinha um parafuso com una roela dentro da valvula impedindo a passagem de agua, mas eu ja rodei mais de 10.000km com esse carro, eh possivel isso?? 3) me falaram que tinha que trocar o cabecote mas me aprentaram a nota de retifica sera que nao trocaram a peca?? Isso tudo numa autirizada Ford!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa amigo, se o carro é novo isso não pode acontecer! onde ja se viu um parafuso dentro da valvula termostatica! esse povo é doido! agora a questão do carro ter vasado a agua e continuar andando acontece, ele não vai parar! mais como a agua vazou e vc continuou andando pode ter fundido! realmente vai ter que verificar cabeçote e substituir a valvula se ela estiver ruim!

      Excluir
  4. AMIGO, tenho um ka 1,6 sport tava viajando a 120km e quebrou parte da valvula term. E vasou a agua, 1) pq o carro nao parou encima da pista, andei uns 1 metros ou mais ate eu parar?? 2) segundo o mecanico que me socorreu disse que tinha um parafuso com una roela dentro da valvula impedindo a passagem de agua, mas eu ja rodei mais de 10.000km com esse carro, eh possivel isso?? 3) me falaram que tinha que trocar o cabecote mas me aprentaram a nota de retifica sera que nao trocaram a peca?? Isso tudo numa autirizada Ford!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal tenho um fiesta Zetec Rocam a ventoinha não desarma ,desligando a bateria ,alguém pode me dar alguma dica

    ResponderExcluir
  6. Pessoal tenho um fiesta Zetec Rocam a ventoinha não desarma ,desligando a bateria ,alguém pode me dar alguma dica

    ResponderExcluir
  7. Olá meu povo tenho um fiesta 2011, e a ventoinha estava direta, troquei o sensor de temperatura e ela parou de armar direto, só que quando arma, ama a baixa e logo arma a alta e demora para desarmar, e assim se repete constantemente, já troquei a válvula termostática também e nada. Um amigo falou para comprar um sensor na autorizada original. O q acham?

    ResponderExcluir
  8. Olá meu povo tenho um fiesta 2011, e a ventoinha estava direta, troquei o sensor de temperatura e ela parou de armar direto, só que quando arma, ama a baixa e logo arma a alta e demora para desarmar, e assim se repete constantemente, já troquei a válvula termostática também e nada. Um amigo falou para comprar um sensor na autorizada original. O q acham?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, tenho um Fiesta Rocam 2014 1.6, depois de problema com o ar condicionado (que ainda não esta 100% resolvido), percebi a que ventoinha do radiador sempre liga no segundo estágio ao ligar o ar condicionado, mesmo o carro não estando quente. A ventoinha fica alternando, liga, daqui a pouco desliga e liga novamente.

    Tenho outro Fiesta Rocam 2009 1.6, com o ar ligado, só liga a ventoinha no segundo estágio quando esta muito quente, por exemplo, quando estou andando na cidade naquele sol de meio dia.

    Ligar no primeiro estágio é normal ao ligar o ar condicionado, mas acho que era para ligar o segundo estágio só quando tiver muito quente.

    A válvula termostática já foi trocado, alguém tem alguma sugestão? Estou com impressão que
    é algum sensor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o mesmo problema, eu ligo o ar condicionado, e a ventoinha começa a alternar, bem forte.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O que é central ECU do motor Rocan fiesta? Motor esquentando, ventoinha liga 2º estagio e só desliga se acelero forte com o motor em ponto morto. Já troquei válvula termostática, bomba d'agua, mangueira do retorno, sensor de temperatura e até agora nada. O que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu caso é muito parecido se alguém puder dar uma luz

      Excluir
    2. Existe um sensor cerâmico e se ele apresenta defeito o veículo liga em 1 velocidade anda alguns metros e liga a 2 velocidade, se chama sensor do ventilador elétrico

      Excluir
    3. Olá, estou tendo esse mesmo problema com o meu carro. Você conseguiu resolver como o seu ?

      Excluir
  12. Pessoal boa noite tenho um Hyundai I10 troquei a ventoinha do radiador coloquei uma nova ,agora o manômetro de temperatura nunca chega no meio e nem arranca a ventoinha,preciso da vossa ajuda.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal boa noite tenho um Hyundai I10 troquei a ventoinha do radiador coloquei uma nova ,agora o manômetro de temperatura nunca chega no meio e nem arranca a ventoinha,preciso da vossa ajuda.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite tenho um Fiesta 2007 quando ligo ele deixo ele funcionando até ligar o primeiro estágio dá ventoinha depois liga o segundo e o ponteiro comeca a subir aí se eu acelerar ela desliga,já troquei radiador bomba d'água válvula e carcaça , espero respostas muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou trocar o sensor de temperatura? Ele pode estar marcando errado!

      Excluir
    2. Olá, estou tendo esse mesmo problema com o meu carro. Como vc conseguiu resolver o seu ?

      Excluir
  15. Tenho new Fiestas 2012, percebi que o eletrovemtilador liga seguidamente, tipo a cada 4,5 minutos ele liga, mesmo em temperaturas amenas 20, 22 graus, a pressão tá boa, recem tive que trocar a junta, será se eh desse carro, os outros carros não ligam a ventoinha toda hora, o meu arma direto, eh normal? No engarrafamento de 4,5 minutos ela liga, help?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí é normal, não se preocupem!

      Excluir
    2. Mesmo de manha, com carro frio na primeira partida, as vezes a ventoinha liga, mesmo com ar condicionado desligado, sendo new fiesta mexicano 2012. Alguem sabe o que pode ser.....

      Excluir
  16. Boa noite tenho Ford Fiesta 2005 esses, dias a válvula termostática começou apresentar defeito e foi trocada mas depois de instalada quando dou partida o ventilador partir na segunda velocidade, e não desliga apenas se desligar o motor caindo para 1 velocidade e desligando depois de alguns segundo desligando totalmente, mesmo com o motor frio fiz vários teste no sensor de temperatura ele esta normal não apresenta defeito, a válvula termostática a luz de advertência da injeção começou a ficar acessa, estou precisando de ajuda com esse defeito o que poderia gerar esse defeito para a ventoinha ficar ligado direto o c.i. do módulo responsável pelo acionamento da ventoinha não está com defeito testado tudo ok.
    Alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  17. Olah tenho um fiesta Rocam 1.6 completo o plobema é q a ventoinha liga segundo estagio e não desliga mais foi trocado válvula termostático e sensor temperatura tbm foi revisado ar condicionado e fusíveis e nada plobema persiste me falarão q pode ser o módulo será ? Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  18. bom dia companheiros estou com o mesmo problema tenho um fiesta sedan 1.6 2008 e a temperatura está a subir quando entra o segundo estagio da ventoinha pois ela fica ligada direto e só para quando eu acelero o carro já troquei bomba dagua a valvula termotatica a carcaça da valvula e a resistencia do eletroventilador e nao sei mais o que fazer,me ajudem companheiro por gentileza.

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite gente meu carro é um Ford fiesta 2013.. Meu ar condicionado estar dando um problema estranho ligo o carro e meu ar não liga... Nen dispara o relé... Ele liga depois que o carro esquenta o que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tenho um Fiesta 2010, o mesmo está armando a ventoinha na alta, porém quando ligo o ar condicionado a ventoinha volta para rotação normal, alguém tem a solução?

    ResponderExcluir
  21. Tenho new fiesta 2012 mexicano troquei a ventoinha pois ela travou e parou de funcionar quando ligo ar a ventoinha liga sem parar quando desligo o ar ela desliga é normal isso?

    ResponderExcluir
  22. Minha vituinha abre segundo estágio após dar várias acelerada ela volta pro primeiro e meu ponteiro está no centro oque pode ser alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  23. Bom noite pessoal tenho new fiesta sedan o ar condicionado não desliga o que pode ser si da a partida ele liga

    ResponderExcluir

digite aqui seu comentário